quinta-feira, 19 de junho de 2014

China, até um dia mais

Recentemente tive acesso a uma nova experiência. Boa ou má? Foi ambas, mais boa pois aprendi bastante e o conhecimento é sem dúvida poder! Fui num curso intensivo à China por 3 semanas. Sim, isso mesmo, euzinha fui à China.
Eu estou a acabar a licenciatura em Estudos Asiáticos, e entre outras línguas aprendo mandarim, pelo que esta oportunidade me surgiu este verão.
A viagem foi ao mesmo tempo horrível e espetacular. E a espera pela mesma também! Além das longas horas de voos (tive de tomar um de ligação também, na Alemanha) que me esperavam, tinha noção da diferença abismal que existe entre a China e o meu país Portugal, a diferença de língua, cultura... E, embora fosse com um grupo de 19 pessoas que participavam no curso, nenhuma delas era minha conhecida sequer, só os encontrara 1 ou 2 vezes nas reuniões pré viagem, logo a afinidade era nula. Além do mais, elas na maioria eram muito mais velhas que eu, perfazendo também uma certa diferenciação de responsabilidade e maturidade entre nós. Assim, era como se viajasse só.
Para complementar este sentimento de solidão há que referir o facto de que eramos suposto ser 20, partilhando os quartos 2 a 2, mas a minha parceira achou por bem nem aparecer na viagem.. O que aumentou todo um carácter de solidão nestas semaninhas. Mas a viagem começa bem, as pessoas do grupo são simpáticas e os voos agradáveis até! Chegamos ao aeroporto, e aquilo era enooooooorme! e confuso. Mas lá nos organizaram como rebanho e depois de nos servirem de hamburgueres baratos do Macdonalds lá partimos rumo ao nosso pequeno lar por 2 semanas neste tão estranho lugar. (continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário